Órgãos federais e do Acre combatem desmatamento, grilagem e queimadas

Acre

Publicado em 14/05/2020 - 14:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Diversos órgãos federais, entre eles a Polícia Federal e o Ibama, iniciaram nesta semana a Operação Amazônia Legal contra o desmatamento e as queimadas na floresta amazônica do Estado do Acre.

 

Na quarta-feira (13), a PF prendeu oito pessoas em flagrante, além de apreender duas espingardas, cinco motosserras e insumos destinados ao desmatamento, como combustíveis, óleos e correntes que serviam de acessórios às motosserras.

 

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em várias sedes rurais no Projeto de Assentamento Agroextrativista Antimary. Embora destinada exclusivamente às comunidades tradicionais extrativistas, a área vem sendo alvo de grileiros e desmatadores da região de Rio Branco e Sena Madureira, que buscam promover invasão de terras federais, desmatamento e ampliar pastagens para o gado sem o consentimento do Incra.

 

Informações técnicas, mapas e dados geoespaciais produzidos por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Acre estão subsidiando as ações de comando e controle em andamento no interior do Estado.

 

O Exército também participa das ações. No último dia 7 de maio, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro autorizou a atuação das Forças Armadas no combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia Legal.

 

Os militares vão atuar até o dia 10 de junho em ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da região.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo