Desarticulado esquema que extraiu 9 mil árvores centenárias na Amazônia

Operação Flora Amazônica

Publicado em 02/06/2020 - 12:49 Por Maíra Heinen - Brasília

Operação conjunta entre Polícias Civil e Militar do Amazonas, Ibama e Instituto de Proteção Ambiental do estado busca desarticular, nesta terça-feira, um esquema criminoso responsável por desmatamento e comércio ilegal de madeira. A organização criminosa atuava em Manaus e Manacapuru.

 

A Operação Flora Amazônica é resultado de quatro meses de investigação do Departamento de Repressão ao crime Organizado da Polícia Civil do estado. Segundo os investigadores, em dez meses, os membros da organização criminosa extraíram cerca de 9 mil árvores centenárias de regiões de mata nativa de Manacapuru, região metropolitana de Manaus. Espécies como Castanheira, Seringueira, Sumaúma e Cedro eram extraídas e vendidas ilegalmente nas duas cidades.

 

O esquema criminoso envolve 12 serralherias que misturavam a madeira ilegal com peças devidamente regularizadas como forma de burlar a fiscalização de órgãos ambientais. Noventa e cinco por cento da madeira vendida pelos empresários desse esquema era de origem criminosa.

 

Interceptações telefônicas ajudaram a revelar a cadeia de atuação do grupo, formado por empresários moveleiros, serralheiros, extratores ilegais, motoristas e agentes públicos. Os servidores recebiam propina para liberar as cargas ilegais. Um núcleo empresarial, que incentivava a prática dos crimes ambientais, também planejava represálias a delegados. Há mandados de prisão temporária para 35 suspeitos.

 

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo