Programa Lixão Zero visa acabar com lixões em Rondônia até 2022

Semana do Meio Ambiente

Publicado em 02/06/2020 - 14:02 Por Maíra Heinen - Brasília

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Programa Lixão Zero pretende encerrar os mais de 10 lixões existentes em Rondônia até 2022. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente, que deve investir cerca de 12 milhões nas ações.

 

A intenção é eliminar os lixões das cidades de Alvorada D'Oeste, Candeias do Jamari, Castanheiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Guajará-Mirim, Jaru, Mirante da Serra, Nova Mamoré, São Francisco do Guaporé e Vale do Paraíso.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, esses municípios juntos descartam cerca de 50 mil toneladas de lixo por ano nos lixões em atividade.

 

O projeto lançado nessa segunda-feira foi construído a partir de arranjos regionais e consórcios entre os municípios para suprir a falta de infraestrutura e viabilidade técnica. A medida prevê a construção de unidades de triagem para possibilitar um melhor reaproveitamento dos materiais recicláveis.

 

Também integram o projeto ações de melhoria nas condições de trabalho e incremento da renda dos catadores. Deverão ser construídas usinas de compostagem e unidades de transbordo.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo