Programa Lixão Zero visa acabar com lixões em Rondônia até 2022
Para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Programa Lixão Zero pretende encerrar os mais de 10 lixões existentes em Rondônia até 2022. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente, que deve investir cerca de 12 milhões nas ações.
A intenção é eliminar os lixões das cidades de Alvorada D'Oeste, Candeias do Jamari, Castanheiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Guajará-Mirim, Jaru, Mirante da Serra, Nova Mamoré, São Francisco do Guaporé e Vale do Paraíso.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, esses municípios juntos descartam cerca de 50 mil toneladas de lixo por ano nos lixões em atividade.
O projeto lançado nessa segunda-feira foi construído a partir de arranjos regionais e consórcios entre os municípios para suprir a falta de infraestrutura e viabilidade técnica. A medida prevê a construção de unidades de triagem para possibilitar um melhor reaproveitamento dos materiais recicláveis.
Também integram o projeto ações de melhoria nas condições de trabalho e incremento da renda dos catadores. Deverão ser construídas usinas de compostagem e unidades de transbordo.