Invalid Scald ID.

Operação registra redução de focos de calor no Pantanal

No dia 7 de agosto, eram 1.370 focos e, agora, foram registrados 368

Publicado em 14/08/2020 - 20:06 Por Ariane Póvoa - Brasília

Apesar de as chamas ainda serem preocupantes, as ações de combate aos incêndios no Pantanal tiveram um saldo positivo esta semana.

Dados divulgados nesta sexta-feira (14), pelo governo de Mato Grosso, apontam que os focos de calor contabilizados no bioma diminuíram 73% desde o início da Operação Pantanal II, deflagrada no último dia 7.

Segundo o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional do estado, no início da ação foram registrados 1.370 focos e, nesta sexta-feira, foram observados 368 focos de calor.

Os combatentes conseguiram proteger uma área de mais de 26 mil hectares da Reserva Particular de Patrimônio Natural Sesc Pantanal. A área equivale a 10 vezes o arquipélago de Fernando de Noronha.

As equipes também controlaram as chamas nas proximidades da casa do senhor Dito Verde, morador mais antigo da reserva ambiental. A casa, de barro, é Patrimônio Cultural do Pantanal.

Mais de 130 agentes atuam no combate aos incêndios e defesa da maior planície alagável do mundo, que sofre com as chamas desde meados de julho. São bombeiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de militares da Força Aérea Brasileira, da Marinha e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Além dos equipamentos já disponíveis para a ação, nesta sexta-feira, mais um helicóptero do Ibama passou a atuar na região do Porto Jofre, no município mato-grossense de Poconé.

As estimativas apontam que uma área de 204 mil hectares foi atingida pelo fogo em Poconé e Barão de Melgaço.

 

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo