Senadores discutem criação de Estatuto do Pantanal

Cenário de queimadas no bioma é uma das razões de audiência pública

Publicado em 23/09/2020 - 13:57 Por Bianca Paiva - Brasília

O plano de trabalho da Comissão Temporária Externa do Senado, que acompanha o combate às queimadas no Pantanal, foi aprovado em sessão virtual nesta quarta-feira (23). Entre as ações, propostas pelo relator, o senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, está a realização de audiência pública para coletar subsídios para a elaboração do Estatuto do Pantanal.

Para o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, e presidente da comissão, as medidas não devem se restringir a atos emergenciais e temporários e defende uma legislação específica para o bioma.

Também foi aprovada uma diligência externa da comissão, no dia 3 de outubro, ao município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, nas áreas afetadas pelo fogo e para verificar a situação da população local. Haverá um convite, para integrarem a missão, ao vice-presidente, Hamilton Mourão, e aos ministros Ricardo Salles, do Meio Ambiente, Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional e Teresa Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O senador Nelsinho Trad ressaltou a importância da participação do executivo federal.

Entre os requerimentos aprovados pela Comissão Temporária do Senado, está ainda uma audiência pública para discutir a atuação governamental no combate às queimadas no Pantanal. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, também será convidado para participar dos debates sobre a situação no bioma.

 

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo