Animais silvestres são apreendidos em feira do Rio de Janeiro

Publicado em 19/10/2020 - 16:51 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Sem usar o uniforme policial e se passando por compradores, policiais do Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Rio de Janeiro e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do estado prenderam, em flagrante, nove pessoas que comercializavam animais silvestres em uma feira livre de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com eles, os agentes apreenderam diversos animais, como cobras, um filhote de jabuti, três papagaios, dez coleiros e 22 pássaros agapornis.

A ação, que teve o objetivo de reprimir o tráfico de animais silvestres, aconteceu nesse domingo (18). Os detidos foram levados para a delegacia de polícia de Caxias e liberados depois de prestar depoimento. Os animais apreendidos foram entregues ao Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica, também na Baixada Fluminense.

A comercialização e o tráfico de animais silvestres é crime contra a fauna e a pena prevista é de até um ano de prisão, além do pagamento de multa.

Mas a lei dos crimes ambientais pode ser alterada. É que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4520/20, do deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), que endurece a pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres. O acusado poderá ficar preso de dois a cinco anos e pagar multa. Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é de reclusão de três a oito anos e multa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo