Animais silvestres são apreendidos em feira do Rio de Janeiro

Publicado em 19/10/2020 - 16:51 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Sem usar o uniforme policial e se passando por compradores, policiais do Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Rio de Janeiro e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do estado prenderam, em flagrante, nove pessoas que comercializavam animais silvestres em uma feira livre de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com eles, os agentes apreenderam diversos animais, como cobras, um filhote de jabuti, três papagaios, dez coleiros e 22 pássaros agapornis.

A ação, que teve o objetivo de reprimir o tráfico de animais silvestres, aconteceu nesse domingo (18). Os detidos foram levados para a delegacia de polícia de Caxias e liberados depois de prestar depoimento. Os animais apreendidos foram entregues ao Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica, também na Baixada Fluminense.

A comercialização e o tráfico de animais silvestres é crime contra a fauna e a pena prevista é de até um ano de prisão, além do pagamento de multa.

Mas a lei dos crimes ambientais pode ser alterada. É que tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4520/20, do deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), que endurece a pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres. O acusado poderá ficar preso de dois a cinco anos e pagar multa. Para quem traficar espécies silvestres, a pena prevista na proposta é de reclusão de três a oito anos e multa.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo