Operação Verde Brasil 2 será prorrogada até abril de 2021

Objetivo é completar o ciclo de combate ao desmatamento na Amazônia

Publicado em 26/10/2020 - 16:13 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (26) que a operação Verde Brasil 2 será prorrogada até abril do ano que vem.

A medida, que utiliza as Forças Armadas como reforço no combate aos incêndios na região amazônica, estava prevista para terminar em 6 de novembro.

De acordo com Mourão, a meta é garantir um ciclo de combate efetivo de desmatamento na Amazônia.

Sonora: "Nós precisamos prosseguir porque a gente quer entrar num ciclo virtuoso de queda do desmatamento. É o nosso compromisso que a gente tem que derrubar isso aí e para derrubar a gente tem que ter gente em campo, fiscalizando".

A prorrogação deve ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro até o final da semana que vem. Segundo o vice-presidente, ainda restam cerca de R$ 180 milhões dos recursos destinados à operação, o que garante que ela possa ser estendida até 2021.

No entanto, o dinheiro precisa ser alocado ainda este ano, já que pertence ao orçamento previsto para 2020.

Na próxima terça-feira está prevista mais uma reunião do Conselho Nacional da Amazônia. Na pauta, está marcada a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que deve falar sobre a situação do Ibama.

O vice-presidente comentou sobre o desfecho do desentendimento entre Salles e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Ramos.

Segundo o relato de Mourão, Bolsonaro convidou os dois para um almoço na sexta-feira, para colocar fim ao mal-estar entre os dois ministros.

Mourão julgou como acertada a intervenção de Bolsonaro para garantir o respeito e acalmar os ânimos. A situação se refere ao recente desabafo de Ricardo Salles nas redes sociais e à orientação do ministro para que cerca de 1.400 agentes de combate a incêndios do Ibama, que estavam em campo, retornassem à base na última quinta-feira (22) como forma de pressionar a liberação de R$ 134 milhões destinados ao Ministério do Meio Ambiente e que estavam bloqueados.

 

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo