logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Senadores visitam áreas de queimadas no Pantanal neste sábado

Parlamentares fazem parte de comissão para acompanhar combate ao fogo
Baixar
Bianca Paiva
02/10/2020 - 16:28
Brasília

Os senadores da Comissão Temporária Externa criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal realizam neste sábado uma visita às áreas de queimadas.

Nesta sexta-feira, a comissão fez uma audiência online e contou com a participação do general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, representando o Ministério da Defesa. Ele destacou a atuação de mais de 500 militares das Forças Armadas e a utilização de, pelo menos, 14 aeronaves nas ações de combate ao fogo no Pantanal.

Também na audiência, o representante do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Alberto Setzer, mostrou fotos de satélite com o tamanho das frentes de fogo que chegam a quase 20 km de extensão, e enfatizou que o número de brigadistas é insuficiente para a complexidade do trabalho.

Respondendo a uma pergunta de internauta, a presidente da Abema, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, informou que foram abertas investigações para identificar e punir quem provocou incêndios na região do Pantanal.

A reunião da Comissão Pantanal do Senado contou ainda com a participação de Valdir Colatto, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, que sugeriu aos parlamentares que discutam uma legislação para definir o zoneamento econômico e ecológico de todos os biomas brasileiros.

Outra convidada foi Áurea da Silva Garcia, diretora-geral da Mupan, Mulheres em Ação no Pantanal. Ela destacou o trabalho do Observatório do Pantanal, que é integrado por 40 organizações da sociedade civil de três países: Brasil, Bolívia e Paraguai.

x