Senadores visitam áreas de queimadas no Pantanal neste sábado
Os senadores da Comissão Temporária Externa criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal realizam neste sábado uma visita às áreas de queimadas.
Nesta sexta-feira, a comissão fez uma audiência online e contou com a participação do general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, representando o Ministério da Defesa. Ele destacou a atuação de mais de 500 militares das Forças Armadas e a utilização de, pelo menos, 14 aeronaves nas ações de combate ao fogo no Pantanal.
Também na audiência, o representante do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Alberto Setzer, mostrou fotos de satélite com o tamanho das frentes de fogo que chegam a quase 20 km de extensão, e enfatizou que o número de brigadistas é insuficiente para a complexidade do trabalho.
Respondendo a uma pergunta de internauta, a presidente da Abema, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, informou que foram abertas investigações para identificar e punir quem provocou incêndios na região do Pantanal.
A reunião da Comissão Pantanal do Senado contou ainda com a participação de Valdir Colatto, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, que sugeriu aos parlamentares que discutam uma legislação para definir o zoneamento econômico e ecológico de todos os biomas brasileiros.
Outra convidada foi Áurea da Silva Garcia, diretora-geral da Mupan, Mulheres em Ação no Pantanal. Ela destacou o trabalho do Observatório do Pantanal, que é integrado por 40 organizações da sociedade civil de três países: Brasil, Bolívia e Paraguai.