Minas terá Centro de Monitoramento de barragens

A ideia é acompanhar a segurança das estruturas

Publicado em 04/11/2020 - 15:55 Por Dayana Victor - Brasília

Depois das tragédias com o rompimento das barragens de Mariana, em cinco de novembro de 2015; e de Brumadinho, em 25 de janeiro do ano passado, o governo de Minas Gerais inaugurou, nesta semana, um Centro de Monitoramento para acompanhar a segurança das barragens no estado.

O centro recém-inaugurado foi montado na cidade Administrativa de Minas Gerais, técnicos vão acompanhar de forma constante a situação das barragens de rejeitos do estado, por meio de um painel on-line. Os dados serão fornecidos por satélites, radares orbitais e pelas empresas responsáveis pela segurança dessas estruturas.

A expectativa do governo de Minas Gerais é dar respostas rápidas a um possível desmoronamento. Além disso, a qualidade da água e do solo; e a fauna da região dessas barragens serão monitoradas.

O centro vai acompanhar também o trabalho de recuperação ambiental das áreas afetadas com as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho.

Atualmente, Minas Gerais possui 364 barragens, segundo a Agência Nacional de Mineração. Desse universo, 12% acionaram protocolo de emergência por apresentarem alguma irregularidade nas estruturas.

No fim de setembro, a Barragem Xingu, da Vale, em Mariana passou para o nível 2 de emergência. Nessa represa, os rejeitos são depositados um sobre o outro, em degraus. Em nota, a mineradora garantiu que não existe risco de desmoronamento.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo