Consulta pública recebe sugestões sobre descarte do vidro

Publicado em 06/01/2021 - 20:32 Por Gésio Passos - Brasília

A necessidade de buscar melhores formas para a destinação do lixo faz parte da agenda para garantir a sustentabilidade do país no momento de mudanças climáticas acentuadas.
Uma das alternativas é a reciclagem ou reutilização dos resíduos. Para garantir que ao menos parte desses materiais possam ser recuperados, o Ministério do Meio Ambiente abriu uma consulta pública para regulamentar a destinação adequada de embalagens de vidro.
O material pode não se decompor na natureza, e a proposta é a reciclagem e o reaproveitamento dentro da própria cadeia de produção.
No modelo em consulta, o governo prevê que cada parte da cadeia produtiva tenha responsabilidade sobre a destinação desse tipo de material.
Os consumidores devem separar as embalagens de vidro e devolvê-las em pontos de recebimento ou pela coleta seletiva.
O secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, reforça que é obrigação legal do consumidor devolver as embalagens de vidro.
A triagem do material deve ser feita preferencialmente com a contratação de cooperativas e associações de catadores. Os comerciantes e distribuidores devem receber e armazenar temporariamente os vidros.
Fabricantes e importadores devem transportar e armazenar o vidro recolhido, garantindo a destinação final, atendendo as metas de reciclagem ou de reutilização.
O financiamento desse sistema deve ser feito pelas empresas, juntamente com um plano de comunicação e educação ambiental.
No programa de implementação, as metas para reciclagem do vidro começam em 2021, com 25% do material produzido, e vão até 2025, quando deverão ser reciclados 50% das embalagens de vidro.
Quem estiver interessado em participar das discussões sobre a regulamentação do destino que se deve dar às embalagens de vidro tem até  5 de fevereiro pra mandar sugestões pelo site consultaspublicas.mma.gov.br.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo