Litoral de Sergipe teve 266 tartarugas mortas em janeiro

Número é quase duas vezes maior do que o registrado em janeiro de 2019

Publicado em 29/01/2021 - 12:43 Por Abel Vítor, da Rádio UFS FM - Aracaju

Em janeiro deste ano, 266 tartarugas mortas foram encontradas no litoral sergipano. O número é maior que o total desta ocorrência no ano passado, quando foram registradas 150 mortes dos répteis da ordem dos quelônios.

O biólogo do projeto Tamar Fábio Lira explica que o principal problema em Sergipe é a interação do animal com a pesca, em especial a rede de camarão. Segundo Lira, de 1º a 15 de janeiro, com as redes paradas devido ao período do defeso, foram recolhidas das 25 tartarugas mortas. Já entre os dias 16 e 27, foram encontradas 241. Ainda de acordo com o biólogo

As mortes ocorrem em todo o litoral do estado, com destaque para as praias do litoral sul, como a do Atalaia em Aracaju.

O biólogo Fábio Lira aponta duas possíveis soluções para evitar a mortandade do animal: o dispositivo nas redes que permita a saída da tartaruga e a ampliação do período do defeso para todo o mês de janeiro e, se possível, o mês de fevereiro também.

Em 2020, 800 tartarugas morreram entre o litoral sul de Alagoas e o norte da Bahia. Essa área inclui o Sergipe por conta da procura da espécie pelo litoral do estado.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Variante brasileira da covid-19 predomina no Rio de Janeiro

A conclusão é de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde. Nos dados analisados, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado.

Baixar arquivo
Esportes

Maracanã recebe Fluminense e River Plate pela Libertadores da América

Depois de oito anos, o Fluminense está de volta à Libertadores da América e em busca de um campeonato inédito na galeria de troféus das Laranjeiras. A caminhada do Fluminense começa nesta quinta, contra o River Plate, às sete da noite, no Maracanã.

Baixar arquivo
Educação

Mais uma fase da retomada de aulas presenciais começa no Rio

A nova fase do ensino presencial envolve alunos do 3º ao 6º ano, assim como as turmas iniciais, contemplando todo o Ensino Fundamental I. As crianças da pré-escola, primeira e segunda séries já estão comparecendo às aulas desde fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escritório Virtual Social já está disponível em plataformas digitais

O aplicativo Escritório Virtual Social, lançado nessa terça-feira (20) pelo Conselho Nacional de Justiça, pretende auxiliar os egressos do sistema prisional a serem reinseridos na sociedade.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: monitoramento de esgotos ajuda a mapear pandemia no Brasil

Realizada desde abril do ano passado, em Belo Horizonte, a iniciativa foi estendida para Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Tumulto vacinação: Duque de Caxias pode ser alvo de nova ação judicial

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pode ser novamente acionada pela Justiça por causa da sua tumultuada campanha de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo