Na década dos oceanos, entidades alertam para preservação ambiental

Data foi instituída pela ONU; 14 países se comprometeram com a causa

Publicado em 27/01/2021 - 12:28 Por Pablo Mundim e Sarah Quines - São Paulo

Um simples papel de bala jogado na rua pode ser uma ameaça à vida dos animais marinhos. Com o descarte incorreto, o lixo chega até a água dos oceanos. E se a embalagem for de plástico, pode levar 400 anos para se decompor. Atitude que afeta os animais e também os seres humanos, explica a bióloga Janaína Bumbeer.

Sonora: Se 25% da proteína que a gente consome vem do oceano, e se a gente pensar que praticamente todo o peixe retirado, tem plástico dentro dele ou é afetado por alguma toxina, algum composto químico, isso nos afeta também de forma muito direta.”

A década dos oceanos instituída pela ONU, a Organização das Nações Unidas, segue até 2030, e algumas ações já vêm sendo realizadas para recuperar a biodiversidade marinha, como o trabalho da associação Marbrasil, que instala recifes artificiais no litoral do país. O coordenador do programa, Robin Loose, detalha como funciona esse projeto.

Sonora: “Então eles formam barreiras físicas contra  a pesca de arrasto industrial, que a pesca mais destruidora pra o ambiente marinho, existente hoje em dia. O maior problema de todos hoje é a poluição, é o lixo marinho. Sem sombra de dúvidas. Seguido aí da pesca predatória.”

Preservar os recursos marinhos é importante para evitar que as espécies ameaçadas de extinção sobrevivam apenas em espaços como aquários. Além disso, pensar a conservação também garante desenvolvimento sustentável. Alexander Turra, da rede de especialistas em conservação da natureza, destaca o papel do setor.

Sonora: '' A diversidade do mar que tá aí a nossa disposição, pra nós produzirmos matérias, compostos, fármacos, que são importantes pra medicina, por exemplo, né. Nós temos um grande potencial e que nesta década ficará explícito para a sociedade que se ela poluir os oceanos, dará um tiro no pé”

Só no Brasil, a economia marítima, que vai desde a produção de petróleo à pesca e turismo, rende dois trilhões de reais todo ano, o que equivale a 19% do produto interno bruto do país.

Da Tv Brasil, Sarah Quines e Pablo Mundim

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo