Zoológico do Rio de Janeiro reabre na segunda como bioparque

animais ficarão em espaços sem jaulas e com integração de espécies

Publicado em 19/02/2021 - 18:08 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Um dos mais antigos zoológicos do país está de cara nova e agora é um bioparque. Localizado na Quinta da Boa Vista, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, ao lado do prédio histórico do Museu Nacional, em São Cristóvão, zona norte carioca, o BioParque do Rio ganhou um novo conceito.

As antigas jaulas deram lugar a espaços maiores, com barreiras naturais, e os animais vão circular por recintos livres de grades, de forma a haver integração com outras espécies. Já os visitantes farão o passeio utilizando túneis, corredores e passarelas. A ideia é que o visitante possa se sentir dentro de uma grande floresta tropical.

Unindo turismo sustentável, educação, pesquisa e conservação da biodiversidade, com a preservação de mais de 40 especiais ameaçadas de extinção, o local também passa a contar com anfiteatro para atividades educativas, viveiro imersivo e uma fazendinha para interação das crianças.

De acordo com o diretor Manoel Browne, a ideia é resgatar a memória afetiva de todos que um dia visitaram o Jardim Zoológico do Rio, preservando o meio ambiente, em um espaço de pesquisa e educação ambiental.

A abertura do Bioparque será no dia 22 de março, com visitação diária, das 9h às 17h. Mas, que quiser se antecipar e ver de perto as transformações, pode acessar à página do novo Zoo na internet. De acordo com os organizadores, um percentual do valor do ingresso será destinado a ajudar no financiamento de projetos de pesquisa e bolsas de estudos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Startup Aua, de estudantes da UFPA, vence desafio nacional da Enap

A iniciativa, que surgiu e se consolidou em 2020 para apoiar os empreendedores mais afetados pela pandemia, ganhou o desafio da Escola Nacional de Administração Pública, a Enap, e se tornou campeã ao concorrer com 30 propostas espalhadas pelo Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Campanha promove ação de combate à sífilis no Pará

O governo do Pará está intensificando esforços no combate á sífilis. Entre as ações desenvolvidas estão a conscientização e a prevenção da doença. No Pará, em 2020, foram registrados mais de 2.300 casos de sífilis e, em 2021, 2.149.

Baixar arquivo
Economia

Índice de Preços ao Produtor (IPP) tem ligeira alta em setembro

A taxa de inflação, medida pelo IBGE na “porta de fábrica”, ou seja, sem calcular impostos e fretes, ficou em 0,40% em setembro, abaixo do verificado em agosto, 1,89%.

Baixar arquivo
Cultura

Em 27 de outubro de 1782, nascia o violinista Niccolò Paganini

Considerado por muitos como o maior de todos os tempos, Paganini foi um ídolo cheio de recursos e habilidades, que renovou o jeito de tocar violino e influenciou compositores como Schumann, Liszt e Berlioz.

Baixar arquivo
Justiça

PF deflagra operação contra extração ilegal de ouro no sul do Pará

A organização criminosa investigada atua junto a garimpeiros comuns, que extraem ouro sem permissão no sul do Pará - especialmente na terra indígena Kayapó - e vendem para intermediários, que revendem o ouro para grandes empresas de atuação nacional e internacional. 

Baixar arquivo
Geral

Operação busca suspeito de sequestrar helicóptero para resgatar preso

O caso aconteceu no dia 19 do mês passado, quando uma dupla armada rendeu, em pleno voo, o piloto Adonis Lopes. O objetivo era pousar no presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu,  unidade destinada a membros da maior facção criminosa do estado, para resgatar detentos. 

Baixar arquivo