Prazo para acabar com os lixões no país termina em um ano

São cerca de três mil depósitos de rejeitos que devem ser fechados

Publicado em 23/03/2021 - 15:24 Por Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Metade dos municípios brasileiros têm lixões ativos. São cerca de três mil no país e o prazo para o fechamento deles está terminando. A maioria desses depósitos de rejeitos está em municípios pequenos, que não têm recursos próprios para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para essas cidades, está prevista a gestão em conjunto. A criação de consórcios para a gestão regionalizada do lixo deve ser feita até 31 de março do ano que vem. Quem não apresentar projeto até essa data vai perder acesso a verbas federais para saneamento.

As metas para a gestão do lixo foram apresentadas aos gestores municipais nesta terça-feira por meio de uma reunião virtual do setor.

Segundo o ministro Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional, a meta é implantar em todo o país o serviço de coleta seletiva, com o fortalecimento de cooperativas de catadores e a transformação de restos de alimentos em adubo orgânico.

Marcos Matheus, presidente do SELURB, o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, disse que existem no país 440 empresas no setor, prontas para apoiar os municípios na gestão dos resíduos. E destacou a possibilidade da criação de muitos empregos de recicladores de lixo.

Na reunião desta terça, foram apresentados os manuais para orientar prefeitos sobre a implementação do manejo de resíduos sólidos. O material já está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.            

 

Edição: Beatriz Arcoverde/ Bianca Paiva

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo