Prazo para acabar com os lixões no país termina em um ano

São cerca de três mil depósitos de rejeitos que devem ser fechados

Publicado em 23/03/2021 - 15:24 Por Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Metade dos municípios brasileiros têm lixões ativos. São cerca de três mil no país e o prazo para o fechamento deles está terminando. A maioria desses depósitos de rejeitos está em municípios pequenos, que não têm recursos próprios para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para essas cidades, está prevista a gestão em conjunto. A criação de consórcios para a gestão regionalizada do lixo deve ser feita até 31 de março do ano que vem. Quem não apresentar projeto até essa data vai perder acesso a verbas federais para saneamento.

As metas para a gestão do lixo foram apresentadas aos gestores municipais nesta terça-feira por meio de uma reunião virtual do setor.

Segundo o ministro Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional, a meta é implantar em todo o país o serviço de coleta seletiva, com o fortalecimento de cooperativas de catadores e a transformação de restos de alimentos em adubo orgânico.

Marcos Matheus, presidente do SELURB, o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, disse que existem no país 440 empresas no setor, prontas para apoiar os municípios na gestão dos resíduos. E destacou a possibilidade da criação de muitos empregos de recicladores de lixo.

Na reunião desta terça, foram apresentados os manuais para orientar prefeitos sobre a implementação do manejo de resíduos sólidos. O material já está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.            

 

Edição: Beatriz Arcoverde/ Bianca Paiva

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prefeitura do Rio reduz restrições e autoriza atividades coletivas

A Prefeitura do Rio de Janeiro avançou na flexibilização das restrições para conter a pandemia de covid-19. Agora é permitido fazer atividades coletivas tanto em espaços públicos, quanto em áreas particulares. Mas a permanência nesses locais, apenas por lazer continua vetada.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo