Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

Governo diz que é resultado de programa de saneamento

Publicado em 13/04/2021 - 19:09 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Um ciclista gravou imagens de peixes num trecho do Rio Pinheiros, em São Paulo.

A imagem dos peixes em um rio classificado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com um índice péssimo de qualidade da água bombou nas redes sociais.

É que a despoluição do Pinheiros, que faz parte da bacia de um outro rio muito poluído, o Tietê, é reivindicação antiga.

Para o governo do estado, a presença dos peixes é resultado do programa de saneamento básico que começou a ser executado em 2019 e que está ligando imóveis da região à rede de tratamento de esgoto.

Até fevereiro, mais de 230 mil endereços passaram a ter coleta de esgoto e, com isso, mais de mil litros de matéria orgânica por segundo deixaram de ser lançados no rio. Mas outros 1,8 mil litros continuam chegando.

Esgoto sem tratamento é um problema sério na maior cidade do país. Das cerca de 3,3 milhões pessoas que vivem na bacia do Rio Pinheiros, pouco menos da metade, 1,7 milhão, não tem acesso ao serviço de tratamento de esgoto.

E não são apenas os moradores das regiões mais pobres que enfrentam o problema, como explicou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, Marcos Penido.

A meta é conectar 533 mil endereços até 2022. O secretário garante que vai ser possível.

O orçamento do programa é de R$ 3,5 bilhões. R$ 1,7 bilhão é recurso da Sabesp, a empresa responsável pela coleta do esgoto. Cerca de 10% vem da iniciativa privada e o restante vem do orçamento do estado.

Mas o coordenador do Observando os Rios, projeto da SOS Mata Atlântica, Gustavo Veronesi, acha que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído. Ele lembrou que os peixes não foram vistos exatamente no Rio Pinheiros, mas na foz de um dos afluentes, o Córrego do Sapateiro, e que, apesar de ser um alento, essa conquista é resultado de um trabalho muito mais antigo.

Para Veronesi, além para de lançar esgoto nas águas, a despoluição depende também que as indústrias parem de lançar resíduos, os agricultores não despejem agrotóxicos e a população aprenda descartar o lixo no lugar certo.

Já o jacaré que também causou frisson ao nadar no Rio Pinheiros apareceu no início da década de 1990.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo