Pesquisadores catalogam 2 novas espécies vegetais no Pará
Pesquisadores catalogaram mais duas espécies vegetais no projeto "Flora do Utinga", no Parque Estadual em Belém. O estudo foi feito pelo Museu Paraense Emílio Goeldi em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará.
A pesquisa é desenvolvida desde 2018 e, em dois anos, 700 espécies de plantas e fungos já foram identificadas. Uma planta da família Araceae foi descoberta em janeiro deste ano e marca o 1º registro da espécie na região Norte do Brasil.
A descoberta mais recente é da família Ericaulaceae, encontrada por pesquisadores neste mês de junho em uma mancha natural no parque. A herbácea de 10 cm de altura é considerada uma surpresa, pelo fato de ser, normalmente, restrita às vegetações arenosas.
O gerente do Parque, Ivan Santos, explica como foi feita a descoberta das duas espécies. O projeto Flora do Utinga já conseguiu identificar, até o momento, árvores que podem atingir até 40 metros de altura e 100 centímetros de diâmetro, considerado um porte gigantesco.
* Com supervisão de Nádia Faggiani