Nascimento de filhote de anta no Rio anima pesquisadores do Refauna

Publicado em 16/07/2021 - 15:33 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O nascimento de um filhote de anta, em uma reserva ecológica no estado do Rio de Janeiro, é motivo de esperança em maio ao cenário de extinção da espécie. Ainda sem nome, o novo morador da Reserva Ecológica de Guapiaçu, no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, é filhote da Flora e do Júpiter, casal que veio do Paraná e foi reintroduzido na natureza em 2018.

As antas são consideradas extintas no estado há mais de 100 anos, devido à caça predatória e ao desmatamento. Para os pesquisadores, a reprodução de animais em habitat livre representa a confirmação de que o processo de recuperação da Reserva é um caso de sucesso na recomposição da Mata Atlântica. O coordenador do Refauna, projeto responsável por introduzir animais em área reflorestada, Maron Galliez, comemorou.

Nas próximas semanas, a reserva receberá mais três antas, de uma mesma família. Os novos moradores nasceram em cativeiro, na Bahia e serão trazidos de caminhão, numa viagem prevista para durar dois dias. Os nomes dos novos moradores serão escolhidos por crianças da rede municipal de ensino de Cachoeiras de Macacu.

Em iniciativa patrocinada pela Petrobras e pelo Governo Federal, o Projeto Guapiaçu já beneficiou mais de 30 mil pessoas com atividades de educação ambiental e restaurou 223 hectares de áreas degradadas, com o plantio de 398 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

*A matéria foi alterada no dia 19/07/2021 às 19h18, para correção do nome do projeto no último parágrafo. Ao contrário de Projeto Refauna, o correto é Projeto Guapiaçu.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo