Autorizada a contratação de 700 novos servidores para Ibama e ICMBio

Publicado em 31/08/2021 - 21:37 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dados preliminares do Deter, sistema de alerta de desmatamento do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam redução de 30% no número das ocorrências na Amazônia no mês de agosto em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi dada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em apresentação no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira. Ele ressaltou a atuação conjunta de diversos órgãos no combate aos crimes ambientais na região.

Joaquim Leite informou também que foi autorizada a contratação de 700 novos servidores para a fiscalização do Ibama e o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O ministro do Meio Ambiente destacou ainda a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública em ações de inteligência para combater o desmatamento, com foco no crime organizado.

Presente no evento, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ressaltou que o país vive a pior seca dos últimos 91 anos, o que tem agravado a situação das queimadas. Mas, ele afirmou que as ações que serão implementadas de forma integrada pelo governo federal vão ajudar, inclusive, a recuperar a imagem do país em nível mundial.

Entre as ações recentes do Ministério do Meio Ambiente no combate às queimadas estão a contratação de mais seis mil brigadistas dentro do programa Guardiões do Bioma e a chegada do primeiro de 15 caminhões de bombeiros específicos para atuação em parques nacionais. O primeiro veículo vai atender o Parque Nacional de Brasília.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo