Autorizada a contratação de 700 novos servidores para Ibama e ICMBio

Publicado em 31/08/2021 - 21:37 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dados preliminares do Deter, sistema de alerta de desmatamento do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam redução de 30% no número das ocorrências na Amazônia no mês de agosto em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi dada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em apresentação no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira. Ele ressaltou a atuação conjunta de diversos órgãos no combate aos crimes ambientais na região.

Joaquim Leite informou também que foi autorizada a contratação de 700 novos servidores para a fiscalização do Ibama e o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O ministro do Meio Ambiente destacou ainda a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública em ações de inteligência para combater o desmatamento, com foco no crime organizado.

Presente no evento, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ressaltou que o país vive a pior seca dos últimos 91 anos, o que tem agravado a situação das queimadas. Mas, ele afirmou que as ações que serão implementadas de forma integrada pelo governo federal vão ajudar, inclusive, a recuperar a imagem do país em nível mundial.

Entre as ações recentes do Ministério do Meio Ambiente no combate às queimadas estão a contratação de mais seis mil brigadistas dentro do programa Guardiões do Bioma e a chegada do primeiro de 15 caminhões de bombeiros específicos para atuação em parques nacionais. O primeiro veículo vai atender o Parque Nacional de Brasília.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo