O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou, nesta segunda-feira (30), o programa Estratégia Investimento Verde. Em cerimônia realizada durante a tarde, o governo federal assinou acordos de cooperação técnica com oito associações do setor privado que atuam em projetos de saneamento básico, segurança hídrica e mobilidade urbana geridos pelo ministério.
Ao destacar a parceria do poder público com as empresas participantes do programa, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ressaltou o volume de investimentos do setor privado desde que o marco do saneamento brasileiro foi instituído, em agosto do ano passado.
O ministro Rogério Marinho também lembrou que o Brasil ocupa apenas 3% do território mundial, mas possui 12% das reservas hídricas de água doce do mundo. Para Marinho, a adoção de critérios ambientais, sociais e de governança podem ajudar o país a cuidar melhor desses recursos.
Segundo o governo federal, o lançamento do programa Estratégia Investimento Verde vai permitir que todos os novos projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional, a partir de novembro, sejam alinhados aos novos critérios ASG, seguindo práticas internacionais de gestão ambiental, social e de governança.