Operação Samaúma combate desmatamento e queimadas na região amazônica

Publicado em 18/08/2021 - 20:14 Por Carlos Molinari - Altamira - Pará

O clima seco na região Amazônica nesta época do ano propicia as queimadas. Muitas delas criminosas. A prática comum no estado do Pará está na mira da operação Samaúma. Uma ação conjunta de combate à ilícitos ambientais, iniciada no mês de junho, como detalha o diretor do Ibama Samuel Vieira de Souza.

O que diferencia a operação Samaúma das operações anteriores, a Verde Brasil 1 e 2, é justamente a restrição da área de atuação. As Forças Armadas, Ibama e ICMbio, Polícia Federal, polícias estaduais atuam nas florestas nacionais, áreas de proteção ambiental e reservas indígenas de 26 municípios nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso.

Até agora, o balanço da operação é positivo, inibindo as ações de madeireiros, garimpeiros e a queimada para pasto. Houve apreensão de retroescavadeiras e caminhões, centenas de multas aplicadas e áreas embargadas.

No mês de julho, inclusive, houve uma redução do desmatamento em 30% em relação ao mesmo período de 2020, como explica o General do Exército Sérgio da Costa Negraes.

Para o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão, o fim dos crimes ambientais também depende de outras ações.

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem está em vigor até o dia 31 de agosto sem previsão de prorrogação, mas as Forças Armadas poderão continuar dando apoio logístico para órgãos como ICMBio e Ibama.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo