Operação Samaúma combate desmatamento e queimadas na região amazônica

Publicado em 18/08/2021 - 20:14 Por Carlos Molinari - Altamira - Pará

O clima seco na região Amazônica nesta época do ano propicia as queimadas. Muitas delas criminosas. A prática comum no estado do Pará está na mira da operação Samaúma. Uma ação conjunta de combate à ilícitos ambientais, iniciada no mês de junho, como detalha o diretor do Ibama Samuel Vieira de Souza.

O que diferencia a operação Samaúma das operações anteriores, a Verde Brasil 1 e 2, é justamente a restrição da área de atuação. As Forças Armadas, Ibama e ICMbio, Polícia Federal, polícias estaduais atuam nas florestas nacionais, áreas de proteção ambiental e reservas indígenas de 26 municípios nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso.

Até agora, o balanço da operação é positivo, inibindo as ações de madeireiros, garimpeiros e a queimada para pasto. Houve apreensão de retroescavadeiras e caminhões, centenas de multas aplicadas e áreas embargadas.

No mês de julho, inclusive, houve uma redução do desmatamento em 30% em relação ao mesmo período de 2020, como explica o General do Exército Sérgio da Costa Negraes.

Para o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão, o fim dos crimes ambientais também depende de outras ações.

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem está em vigor até o dia 31 de agosto sem previsão de prorrogação, mas as Forças Armadas poderão continuar dando apoio logístico para órgãos como ICMBio e Ibama.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Próximos lotes da Pfizer serão efetivos contra a Ômicron, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apontou ainda a queda em 90% no número de óbitos pela covid no Brasil, nos últimos meses, mas se disse preocupado com o ritmo ainda lento da vacinação de adultos em alguns estados.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid tem início em vários Estados

Em vários estados, a vacinação contra covid em crianças com comorbidades já começa neste fim de semana. O Pará começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos neste sábado, pelo município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça australiana julga neste domingo se Djokovic jogará competição

O número um do tênis mundial, Novak Djokovic, foi detido novamente na manhã deste sábado (15) no horário local em Melborn, na Austrália. A justiça examina a deportação do jogador por não ter se vacinado contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: OMS recomenda dois remédios para uso em pacientes no hospital

A entidade passou a recomendar fortemente o uso do remédio baricitinibe para pessoas internadas em estado grave ou crítico. A OMS também recomendou o uso do sotrovimabe para pacientes em situação leve e moderada.

Baixar arquivo