Estudo aponta alta degradação da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia

Agricultura com agrotóxicos e pecuária são as principais responsáveis

Publicado em 10/09/2021 - 17:11 Por *Igor Cardim - estágiário da Rádio Nacional - Brasília

A bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia, uma das maiores do Brasil, vem sofrendo, nas últimas décadas uma degradação ambiental em grande escala, que coloca em risco a biodiversidade da região. A descoberta foi feita por um grupo de 58 pesquisadores de diferentes áreas.

O estudo, publicado em uma revista científica francesa, chama a atenção do mundo para a situação ambiental da bacia.

O corpo d’água está passando por um momento difícil por conta da ação de grandes áreas para a pecuária, e agricultura, que além de retirar água dos rios para os pivôs de irrigação, ainda faz uso de agrotóxicos.

Os pesquisadores relatam também que está acontecendo uma mudança grande na biodiversidade da área, pela degradação das cabeceiras dos rios e matas ciliares.

Outra atividade comercial que está preocupando os cientistas é a criação de peixes exóticos nos rios da bacia Tocantins-Araguaia, que não fazem parte do ecossistema da região. Ao fugir desses tanques, esses animais causam um desequilíbrio na natureza.

O professor da Universidade de Brasília e participante do grupo, Ludgero Vieira elencou os quatro principais impactos da região. São eles: O desmatamento; A retirada de água do rio: Uso excessivo de defensivos agrícolas e a ocupação humana de forma desordenada.

O professor ainda fez um alerta sobre a importância do diálogo do governo com cientistas e o reflorestamento da área, que segundo ele ajudaria a bacia em diversos pontos.

A bacia ocupa dois dos principais biomas brasileiros: o amazônico e o cerrado. Os dois já enfrentam um período de grandes incêndios e desmatamentos. O cerrado já perdeu 50% da sua área nativa.

A existência do Tocantis-Araguaia ajudaria muito no desenvolvimento da região.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo