Nesta sexta-feira (22), começa a Semana Lixo Zero no Brasil. A mobilização quer incentivar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis como usar sacolas ecológicas, reaproveitar materiais recicláveis e também usar a composteira - uma estrutura onde se coloca material orgânico para ser transformado em adubo.
Cidades como São Luís, no Maranhão; Cuiabá, em Mato Grosso e Santa Maria, no Rio Grande do Sul fazem parte dessa iniciativa. No Distrito Federal as ações serão realizadas pelo IFB - Instituto Federal de Brasília com palestras e oficinas que mostram soluções para o lixo doméstico.
Os brasileiros descartam 79 milhões de toneladas de lixo sólido por ano, segundo pesquisa realizada pela Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos Especiais, feita em 2019.
A engenheira sanitarista ambiental Paula Moletta, moradora da capital gaúcha, Porto Alegre, e embaixadora do Lixo Zero, explica que para colaborar com a causa é preciso diminuir o envio de todo esse lixo para lugares inadequados, o que prejudica o meio ambiente. Ela diz que separar o que pode ser reciclado descartando nos dias da coleta seletiva é um bom começo.
As iniciativas vão até o dia 31 de outubro. Detalhes da programação estão disponíveis no site semanalixozero.com.br.
A mobilização é realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
*Com supervisão de Sheily Noleto