Conferência Rio2030 prevê fóruns, painéis, workshops e outras ações

Publicado em 24/11/2021 - 17:33 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Trinta anos após a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que se transformou em marco da luta ambiental, o estado se prepara para mais um evento internacional importante.

A  Conferência Rio 2030, prevista para o próximo ano, é vista como uma oportunidade para transformar a capital em polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável, junto aos 92 municípios fluminenses, à sociedade brasileira e à comunidade internacional.

No foco do evento está a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Presente à apresentação da logomarca do evento, nesta quarta-feira, na zona sul do Rio, o governador Cláudio Castro citou como como questão ambiental prioritária a universalização do saneamento básico.

A Rio2030 será uma plataforma que vai promover mobilização, engajamento e implementação de soluções para desafios da Agenda 2030, para cidades de todo o mundo.

Dentre os temas principais da conferência estão as mudanças climáticas, preservação da biodiversidade,  saneamento básico, emergência hídrica, equidade social e diversidade.

No Rio de Janeiro, entre as principais ações previstas na agenda sustentável, está a despoluição da Baía de Guanabara, cartão-postal da capital fluminense.

A agenda do evento terá fóruns, painéis, workshops, trocas de experiências entre cidades, intervenções urbanas, ações especiais e shows.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Rio de Janeiro entra na bandeira verde do risco Covid

Os dados estão no novo Mapa de Risco e mostram que, pela primeira vez, o risco de transmissão da Covid estão muito baixos no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro vacina mais de 67 mil pessoas em um único dia

Prefeitura faz campanha para vacinação contra a Influenza A. Qualquer pessoa, a partir dos seis meses de idade, pode ser vacinada.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Amapá lança campanha de registro civil de pessoas trans

Para mudar o nome que está registrado na certidão de nascimento, é só ir a um cartório e fazer a solicitação, sem a necessidade comprovação de cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa diz que 48% dos entrevistados viajaram de avião na pandemia

O levantamento, feito pelo Conselho Internacional de Aeroportos, indicou que quase metade das pessoas ouvidas viajaram desde o início da pandemia e têm maior probabilidade de viajar de avião novamente.

Baixar arquivo
Educação

Enem: candidatos devem responder primeiro questões fáceis e médias

De acordo com o professor Gabriel Carvalho, para maximizar a pontuação na prova - que usa um sistema chamado "teoria de resposta ao item" para a correção -, é preciso ter regularidade. Por isso, é mais importante acertar essas questões do que as difíceis.

Baixar arquivo
Economia

Pix Saque e Pix Troco começam a funcionar na próxima segunda-feira

O Banco Central alterou o regulamento do funcionamento do Pix para incluir as opções saque e troco.

Baixar arquivo