Conferência Rio2030 prevê fóruns, painéis, workshops e outras ações

Publicado em 24/11/2021 - 17:33 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Trinta anos após a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que se transformou em marco da luta ambiental, o estado se prepara para mais um evento internacional importante.

A  Conferência Rio 2030, prevista para o próximo ano, é vista como uma oportunidade para transformar a capital em polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável, junto aos 92 municípios fluminenses, à sociedade brasileira e à comunidade internacional.

No foco do evento está a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Presente à apresentação da logomarca do evento, nesta quarta-feira, na zona sul do Rio, o governador Cláudio Castro citou como como questão ambiental prioritária a universalização do saneamento básico.

A Rio2030 será uma plataforma que vai promover mobilização, engajamento e implementação de soluções para desafios da Agenda 2030, para cidades de todo o mundo.

Dentre os temas principais da conferência estão as mudanças climáticas, preservação da biodiversidade,  saneamento básico, emergência hídrica, equidade social e diversidade.

No Rio de Janeiro, entre as principais ações previstas na agenda sustentável, está a despoluição da Baía de Guanabara, cartão-postal da capital fluminense.

A agenda do evento terá fóruns, painéis, workshops, trocas de experiências entre cidades, intervenções urbanas, ações especiais e shows.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Na ativa ao 50, Rubinho vibra com filhos mantendo o legado nas pistas

Piloto na F1 por quase 20 anos, veterano segue competindo na Stock Car

Baixar arquivo
Geral

INMET emite alerta de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste

O risco mais intenso ocorre principalmente em Roraima e na faixa do litoral nordestino, entre Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

A partir do cajueiro, universidade no RN cria um purificador de água

A partir da casca do cajueiro, planta abundante na região, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu um coagulante para resolver o problema de acesso à água potável.

Baixar arquivo
Saúde

Resolução que dispõe sobre telenfermagem é publicada no Diário Oficial

A resolução, publicada nesta segunda-feira, no diário oficial da união, definiu como “telenfermagem” o serviço que agora passa a ser oferecido por meio de plataformas digitais autorizadas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

UFRJ inaugura protótipo para levar energia a lugares remotos

O protótipo, desenvolvido por 15 pesquisadores da Coppe, a Coordenação de Programas de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, da UFRJ, foi inaugurado nesta segunda-feira, no campus da universidade, na lha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Polícia faz reconstituição de acidente com carro alegórico no carnaval

Acidente com o carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora, que matou uma menina de 11 anos, após o desfile da agremiação, no dia 20 de abril, no sambódromo do Rio.

Baixar arquivo