O Tocantins já contabiliza mais de três mil pessoas atingidas nas últimas semanas pelas enchentes. Ao todo, 32 cidades do estado são monitoradas pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Assim como em várias partes do país, as chuvas intensas são registradas no Tocantins desde o final de dezembro e provocaram a maior cheia dos rios nos últimos 20 anos.
Comunidades estão ilhadas e propriedades submersas. No começo deste mês, o governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes e instituiu uma força-tarefa para levar alimentos, colchões, água potável, medicamentos e até sementes para a população atingida.
Segundo a Defesa Civil nesta semana, a vazão do rio Tocantins começou a diminuir e o nível da água vem baixando em algumas cidades, mas as chuvas continuam em todo o estado.
Nesta quarta-feira (19), o Tocantins permanece em alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia com previsão de chuvas com volume entre 30 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 km/h a 100km/h, risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em caso de emergência a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.