Reserva na Amazônia terá monitoramento em tempo real de animais

Publicado em 04/02/2022 - 21:52 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no Amazonas, vai ser a primeira unidade de conservação do mundo a ter monitoramento automático e em tempo real dos animais que ali vivem.

O monitoramento faz parte do Projeto Providence — uma cooperação internacional liderada pelo Instituto Mamirauá e financiada pela Fundação Moore e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. A reserva ecológica, que tem mais de um milhão de hectares, está recebendo a instalação de equipamentos com inteligência artificial e que funcionam por meio de energia solar.

O diretor técnico-científico do Instituto Mamirauá, Emiliano Ramalho, explica que a tecnologia funciona, basicamente, através da captura permanente de som e vídeo em locais estratégicos da unidade de conservação.

A tecnologia de monitoramento foi desenvolvida de modo a poder ser replicada em outras unidades de conservação, inclusive em biomas diferentes. Emiliano Ramalho afirma que o projeto vai ajudar a preservar a biodiversidade dos locais onde for instalado.

A implantação do Projeto Providence na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá foi anunciada pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, nesta sexta-feira. Ele participou de uma solenidade em Manaus para oficializar a ação de monitoramento da biodiversidade amazônica.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo
Economia

ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova fim do uso da tese de defesa da honra para feminicídios

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio em julgamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Novas leis de incentivo à cultura devem injetar R$ 19 bilhões no setor

Ativistas da cultura esperam que os recursos ajudem a fortalecer os trabalhadores do setor após dois anos de pandemia.

Baixar arquivo
Economia

Ferros-velhos do RJ vão precisar de autorização para atuar no setor

Ferros-velhos situados nos 92 municípios fluminenses vão precisar de autorização da Secretaria de Estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro para funcionar. O prazo de cadastro vai até 17 de agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: 20 estados estão com alta de casos de síndrome respiratória

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica sinal de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 20 das 27 unidades federativas do país. Entre as capitais, 19 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Baixar arquivo