O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai realizar estudos para avaliar um novo modelo de concessão ambiental baseado no Pagamento de Serviços Ambientais e no mercado de créditos de carbono, para conservação e recuperação de florestas. A ideia do BNDES é levar investimentos aos territórios e garantir renda para quem protege o meio ambiente na Amazônia e em outros biomas.
Nesta terça-feira (13) foi assinado um contrato com o Consórcio PSA e Créditos de Carbono, liderado pela Tauil & Chequer Sociedade de Advogados, selecionado em um processo público.
A contratação dos estudos é a primeira etapa para a estruturação de futuros projetos de concessão de ativos ambientais. O prazo para conclusão dos trabalhos é dezembro deste ano.
Segundo o BNDES, as concessões ambientais existentes costumam se basear na exploração turística ou no manejo sustentável de produtos florestais. Os estudos vão avaliar um modelo diferente, que deverá apresentar soluções técnicas e jurídicas levando em conta o arcabouço legal existente no Brasil.
* Com informações da Agência Brasil.
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva discursa na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 13/02/2025 - Prédio de Três andares desaba na Rua Pedro Osório Filho, na Vila Nova Cachoeirinha.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![André Frutuoso/Divulgação Salvador (BA), 13/02/2025 - Noite da Beleza Negra: concorrentes ao título de Deusa do Ébano 2025. Foto: André Frutuoso/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura Buriticupu/Twitter As 26 crateras que avançam por Buriticupu há pelo menos 30 anos preocupam os moradores locais. No dia 9 de maio, uma casa foi 'engolida' por uma das voçorocas, após um deslizamento de terra ocorrido em uma rua do bairro Vila Isaías. Segundo o Corpo de Bombeiros, a residência já havia sido evacuada e não houve vítimas.
Foto:Prefeitura Buriticupu/Twitter](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)