logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Projeto Lixo na Orla quer limpar as águas da Baía de Guanabara

Baixar
Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional
09/11/2022 - 13:13
Rio de Janeiro

Na busca por uma solução sustentável para a grande quantidade de detritos que poluem as águas da Baía de Guanabara, pesquisadores e voluntários do Projeto Orla Sem Lixo, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participaram, nesta quarta-feira, de ações de monitoramento neste importante cartão postal da cidade.

O objetivo foi avaliar o impacto sobre a flora e a fauna, causado pelo lixo descartado no espelho d'água, em especial, na área de manguezal na Ilha do Fundão, na zona norte carioca.

A professora da UFRJ, Susana Vizon, coordenadora do projeto, explica que esse trabalho faz parte de um conjunto de ações que têm foco na recuperação ambiental da Ilha, degradada pelo lixo flutuante.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, diariamente, mais de 90 toneladas de lixo, em sua maioria plásticos, são despejadas nas águas da Baía de Guanabara.

A professora acredita que a interceptação, coleta, transporte e a reciclagem podem ser soluções efetivas, beneficiando o meio ambiente. Ela ressalta a importância da parceria com pescadores da região.

Lançado em setembro de 2021, o Projeto Lixo na Orla deve ser concluído em três anos. A ideia, de acordo com os pesquisadores, é recuperar,nesse prazo, a praia do Fundão, uma das mais degradadas da Ilha.

 

x