Quase 95% das bacias do Cerrado terão menos água até 2050

Publicado em 11/11/2022 - 12:24 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Cerca de 93% das bacias do bioma do Cerrado brasileiro terão redução na disponibilidade de água até 2050. Os dados estão em um relatório apresentado nesta semana na COP 27 – a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece no Egito.

Segundo a pesquisa, o bioma brasileiro deve perder um terço da vazão de água, ou seja, mais de 23 mil metros cúbicos por segundo, o equivalente a oito vezes a vazão do rio Nilo, na África. Hoje, os recursos hídricos do Cerrado já apresentam perda de 15% da vazão.

A pesquisa analisou o comportamento de mais de 80 bacias hidrográficas, desde 1985, e concluiu que o desmatamento descontrolado é responsável por mais da metade da perda da vazão do bioma. 

Yuri Salmona, doutor em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília e responsável pela pesquisa apresentada na COP27, o aumento da exportação de commodities é o que mais afeta o regime das águas.

Yuri também aponta o impacto às comunidades locais do Cerrado.

De acordo com a Agência Nacional de Águas, 80% do consumo de água no Brasil é feito pela agricultura e pecuária somadas. E o monitoramento do Mapbiomas aponta que o agronegócio está ligado a 97% do desmatamento no Cerrado, principal emissor de carbono no país. 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Em 10 anos, plataforma Consumidor.gov já recebeu 8 milhões de queixas

Cartão de crédito e débito, setor aéreo e celular: esses são os segmentos que mais recebem reclamações dos consumidores.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 1,4% em julho, mostra IBGE

A principal influência negativa foi registrada em São Paulo, maior parque industrial do País e que responde por cerca de 33% do cálculo do setor.

Baixar arquivo
Geral

Caso Marielle: julgamento de Ronnie e Élcio é marcado para outubro

Marcado para o dia 30 de outubro o julgamentos dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Segurança

Efetivo da Força Nacional reforçará segurança pública no RJ

A Força Nacional vai ajudar no combate à violência pública no estado do Rio de Janeiro. A medida, assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está no Diário Oficial da União de hoje. A validade é de 90 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória por covid-19 aumentam em cinco estados

Recomendação é que idosos, crianças e pessoas com comorbidades estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo recebe sugestões para Política Nacional sobre Mudança do Clima

A plataforma digital do Brasil Participativo está recebendo propostas de como o Brasil pode enfrentar as mudanças climáticas e reduzir seus impactos.

Baixar arquivo