Reserva Guapiaçu, no Rio, recebe três antas criadas em cativeiro

Publicado em 25/01/2023 - 09:57 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro, ganhou mais três antas criadas em cativeiro. Os animais vieram de zoológicos do interior de São Paulo e se juntam a outros 14 da mesma espécie, reintroduzidos na unidade de conservação por meio do projeto Refauna, que reúne pesquisadores de universidades públicas e privadas do estado, em parceria com o BioParque do Rio, o Instituto de Ação Socioambiental, a Reserva Ecológica de Guapiaçu e a Petrobras.

Maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta-brasileira foi considerada extinta até 2017 no Rio de Janeiro. Segundo o coordenador do projeto Refauna, Maron Galliez, o último registro da espécie havia sido em 1914, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e agora as instituições trabalham para recuperar a espécie.

"A anta é conhecida como a 'jardineira da floresta', pelo seu papel fundamental na poda e dispersão de sementes. Diferente dos pássaros, que dispersam sementes pequenas, as antas - que são os maiores animais terrestres do Brasil - conseguem dispersar sementes grandes. E sementes grandes significam árvores grandes, que sequestram mais carbono e são mais importantes para combater o aquecimento global".

Galliez enfatizou que a reintrodução das antas na natureza é importante também porque a espécie está classificados como vulnerável à extinção, com perda de 30% de sua população nas últimas três décadas, devido à caça, atropelamentos e à perda e fragmentação de habitat.

O coordenador do projeto explicou que os animais que chegaram à Reserva de Guapiaçu na última sexta-feira (20) são duas fêmeas e um macho e vão passar por um período de aclimatação, devendo ser soltos somente em março.

"Primeiros eles passam um período dentro do cercado de aclimatação e depois, estando acostumados com o novo clima, nova temperatura, nova umidade e novos alimentos, eles são soltos e a gente começa a monitorar esses animais".

A Reserva Ecológica de Guapiaçu é aberta à visitação e recebe, com frequência, pesquisadores e turistas interessados em caminhadas de observação da natureza.

Edição: Elifas Levi / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo