São Paulo quer 20% da frota de ônibus sendo elétrica até 2024

Publicado em 20/01/2023 - 16:06 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo
Atualizado em 22/01/2023 - 18:13

A cidade de São Paulo vai renovar este ano a frota de ônibus do atual modelo a diesel para o elétrico, de baixa emissão de poluentes. A meta da prefeitura da capital é que em 2024, 20% da frota seja eletrificada, o que corresponde a quase 2600 veículos.

Agora em 2023, mais de 1000 ônibus elétricos devem ser colocados em circulação. O impulso para a renovação da frota foi dado pela prefeitura em outubro de 2022 com a proibição da compra de ônibus a diesel.

Essa medida à época, foi criticada pelas empresas de ônibus pelos altos custos que iam acarretar, no entanto o professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Clayton Barcelos explica que as grandes cidades brasileiras adiaram por muito tempo a transição para energias mais limpas, o que levou a essa medida aparentemente tomada de forma abrupta.

De acordo com  o Engenheiro Elétrico Thompson Lanzanova, para que o ônibus elétrico  seja considerado realmente limpo, a fonte da energia usada para carregar as baterias do veículo também precisa ser de fonte renovável para não emitir gases de efeito estufa.

Ele explicou as vantagens dos ônibus elétricos para o meio ambiente.

Mas há algumas desvantagens nessa transição, uma delas é o alto custo de aquisição. Uma unidade de ônibus elétrico custa em média 2 milhões de reais, enquanto o ônibus a diesel custa cerca de 700 mil. Além disso, há a questão da baixa autonomia: com uma recarga de 3 a 4 horas, os modelos mais novos rodam no máximo 250 kilometros. Para o Engenheiro Elétrico  Thompson Lanzanova, as cidades resolver essa questão com planejamento prévio e novas tecnologias.

O professor Clayton Barcelos, do Instituto Mauá de Tecnologia, também comentou que estimular a produção nacional de baterias é um desafio para que o próprio país possa produzir os principais componentes dos ônibus elétricos.

Procurado, o sindicato das empresas de transporte coletivo de São Paulo, a Spurbanuss enviou nota informando que tem disposição para colaborar com as empresas operadoras e que irá cumprir todas as exigências da prefeitura.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo