Cerca de 80% do desmatamento no Cerrado de MT foi feito ilegalmente

Levantamento abrange período de agosto de 2021 a julho de 2022

Publicado em 24/02/2023 - 08:01 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostra que 80% do desmatamento do Cerrado em Mato Grosso foi realizado de forma ilegal entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Conforme o levantamento, nesse período o estado registrou 742 km² de desmatamento no bioma. Apesar do número representar uma redução de pouco mais de 7% em relação ao período anterior, o que preocupa é a ilegalidade, como explica a coordenadora do programa de Transparência Ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones.

De acordo com Ana Paula Valdiones, quase um quarto do desmatamento está concentrado em três municípios: Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Paranatinga.

Segundo a coordenadora, a maior parte do desmatamento no Mato Grosso ocorre em áreas cadastradas no CAR, o cadastro ambiental rural.

De acordo com a coordenadora do Instituto Centro de Vida, entre agosto de 2021 e julho de 2022, mais de 10 mil e 500 km² do Cerrado brasileiro foram desmatados. Um aumento de 25% em relação ao período anterior.

Para Ana Paula, uma situação preocupante já que o Cerrado é conhecido como ‘caixa d’água do Brasil’ porque abriga nascentes de importantes rios do Pantanal, mas hoje esse bioma é o mais desprotegido em relação a outros, como a Amazônia, por exemplo.

E o desmatamento do Cerrado acaba prejudicando a capacidade de manutenção hídrica da região com consequências negativas para a biodiversidade e para as pessoas.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo