Proprietários flagrados com desmatamento irregular têm os recursos bloqueados em tempo recorde por meio de uma nova ferramenta de monitoramento espacial. Com a técnica, o BNDES já bloqueou financiamentos de 58 donos de terras, totalizando cerca de R$ 25 milhões.
O monitoramento é feito pelo MapBiomas, que analisa imagens de satélite. As informações sobre a derrubada de vegetação são repassadas ao banco público, que cruza com dados do Ibama. Se comprovar a irregularidade, o pedido de financiamento é barrado. A suspensão do crédito ocorre de forma rápida, questão de dias entre a solicitação e a resposta.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, um desafio ainda é firmar parcerias com instituições estaduais.
O projeto foi implantado em fevereiro e encontrou uma área de cerca de 1.300 campos de futebol. Mercadante considera esse um projeto pioneiro.
Os estados com mais recursos bloqueados foram Tocantins, Pará e Rondônia. Juntos são quase a metade do dinheiro bloqueado.
O presidente do BNDES disse que a técnica vai ser apresentada a outros países na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento.