Dia Internacional das Florestas: ONU destaca importância da vegetação

Publicado em 21/03/2023 - 15:33 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há 11 anos, as Nações Unidas comemoram, em 21 de março, o Dia Internacional das Florestas. Com o lema Florestas e saúde, a ONU destaca, este ano, a importância da vegetação, para além da qualidade do ambiente. Para se ter uma ideia, 50 mil espécies de plantas são utilizadas, em todo o mundo, para fins medicinais.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, a professora de Urbanismo da PUC do Rio de Janeiro Cecília Herzog defende que a consciência pela preservação só muda quando toda a população entender a importância das florestas.

No Brasil, as florestas ocupam quase 60% de todo o território, e estão espalhadas em seis biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal. Somente o bioma amazônico ocupa quase metade do território do país.

Com números tão grandiosos, é fácil acreditar que tudo está sob controle. Mas não é bem assim: a Mata Atlântica, por exemplo, abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, mas mantém pouco mais de 20% da cobertura original. Para Cecília Herzog, é preciso um pacote de ações pela conservação das florestas e, em casos de perdas, ainda há o que fazer.

Segundo o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil, entre 2019 e 2021, o Brasil perdeu o equivalente a quase um estado do Rio de Janeiro de vegetação nativa.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em Altamira (PA), 61% dos domicílios apresentam insegurança alimentar

Estudo da Fapesp coletou, em julho de 2022, cerca de sete anos após o fim da construção de Belo Monte, a radiografia sócio econômica de 500 domicílios representativos, localizados na área urbana de Altamira.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo