Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica

Publicado em 06/04/2023 - 20:38 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

 

A produção agropecuária na Amazônia Legal é diversificada e reúne oportunidades de expansão de forma sustentável.

Amiraldo Picanço é um exemplo disso. Ele preside a cooperativa Amazonbai, situada em Macapá, capital do Amapá, onde produz açaí de forma natural, sem uso de agrotóxicos, máquinas ou fertilizantes.

Apesar do negócio exitoso e sustentável, Amiraldo relata dificuldade de longa data de acesso à políticas de assistência técnica na região amazônica.

A partir de agora, produtores como Amiraldo podem se beneficiar com o plano Amazônia +Sustentável. Lançado nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o plano é voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, produtores rurais e povos e comunidades tradicionais dos nove estados da Amazônia Legal.

As ações são voltadas para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção unida a conservação ambiental.

Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial da organização IPAM Amazônia, avalia a medida como positiva.

A expectativa da representante da sociedade civil é que a articulação das ações propostas pela portaria facilite o desenvolvimento rural sustentável.

Durante o processo de elaboração do Plano Amazônia + Sustentável, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizou oficinas, definiu territórios de atuação e as cadeias produtivas a serem trabalhadas.

O próximo passo do Plano Amazônia + Sustentável é a realização de oficinas para a criação de uma carteira de projetos junto com os parceiros estaduais e locais.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo