Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica

Publicado em 06/04/2023 - 20:38 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

 

A produção agropecuária na Amazônia Legal é diversificada e reúne oportunidades de expansão de forma sustentável.

Amiraldo Picanço é um exemplo disso. Ele preside a cooperativa Amazonbai, situada em Macapá, capital do Amapá, onde produz açaí de forma natural, sem uso de agrotóxicos, máquinas ou fertilizantes.

Apesar do negócio exitoso e sustentável, Amiraldo relata dificuldade de longa data de acesso à políticas de assistência técnica na região amazônica.

A partir de agora, produtores como Amiraldo podem se beneficiar com o plano Amazônia +Sustentável. Lançado nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o plano é voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, produtores rurais e povos e comunidades tradicionais dos nove estados da Amazônia Legal.

As ações são voltadas para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção unida a conservação ambiental.

Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial da organização IPAM Amazônia, avalia a medida como positiva.

A expectativa da representante da sociedade civil é que a articulação das ações propostas pela portaria facilite o desenvolvimento rural sustentável.

Durante o processo de elaboração do Plano Amazônia + Sustentável, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizou oficinas, definiu territórios de atuação e as cadeias produtivas a serem trabalhadas.

O próximo passo do Plano Amazônia + Sustentável é a realização de oficinas para a criação de uma carteira de projetos junto com os parceiros estaduais e locais.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo