Ministro questiona Ibama por veto à exploração de petróleo no Amazonas
A exploração de petróleo e gás na margem equatorial brasileira pode se tornar inviável, caso seja mantida a exigência para realizar o estudo chamado de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar. Essa é a constatação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que participou de uma sessão no Senado nesta quarta-feira (24).
Para o ministro, não há questão que não possa ser superada na decisão do Ibama que negou a exploração de petróleo na região, com exceção do estudo de Área Sedimentar.
Tanto o Ministério de Minas e Energia, quanto a Petrobras, argumentam que o estudo deveria ter sido feito antes da licitação dos blocos. Já o Ibama tem cobrado a realização do estudo, que é de responsabilidade dos ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia.
Esse estudo avalia, entre outras coisas, os possíveis impactos socioambientais decorrentes da exploração de petróleo e gás natural. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ainda que tentou articular com o presidente do Ibama uma forma de superar os obstáculos para o licenciamento, mas que acabou surpreendido pela decisão que negou a exploração na área.
Localizada a cerca de 170 quilômetros da costa do Amapá e a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas, a região tem sido apontada pela Petrobras e pelo Ministério de Minas e Energia como possível novo pré-sal.
![PF/Ceará Fortaleza- 06/12/2024 Operação Lavagem de Dinheiro Ceará
crédito: PF/Ceará](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Josué Emidio / Governo do Estad 31/07/2023, O governador de SP, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de Imprensa sobre a prisão do assassino do PM da ROTA, Patrick Bastos Reis
Local: Palacio dos Bandeirantes SP
Foto: Josué Emidio / Governo do Estado de SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Foto TRF5 Brasília 06/12/2024 Iniciado na manhã desta sexta-feira (6) o último dia do Tribunal do Júri do caso Genivaldo de Jesus Santos, que morreu durante uma abordagem policial. Foto TRF5](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do lançamento e implementação da Missão 1 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)