União pede suspensão de reintegração de posse em áreas do Rio

O local fica próximo ao Jardim Botânico e já é ocupado há 2 séculos

Publicado em 31/05/2023 - 19:04 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A União pediu ao Tribunal de Contas para suspender as reintegrações de posse das áreas ocupadas há mais de dois séculos nas imediações do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

O pedido atende à solicitação feita pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Atualmente, 621 famílias vivem na região, muitas delas com vínculos com o Instituto ou descendentes de antigos funcionários.

De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Tainá de Paula, a Polícia Federal esteve no local nesta quarta-feira para cumprir mandado de reintegração de posse. A ação, no entanto, segundo a secretária, foi suspensa pela Justiça Federal que atendeu pedido em uma ação individual.  

No pedido de suspensão das reintegrações feito à Corte, a União defende a adoção de uma solução conciliatória, que contemple todos os envolvidos. O Governo Federal criou um grupo de trabalho que vai realizar estudos técnicos e pretende formular pedido de solução consensual no processo que tramita no TCU.

A região tem um longo histórico de briga por posse e domínio imobiliário e há pelo menos quatro décadas os moradores vem sofrendo ameaças com ações para reintegração da área ao Jardim Botânico.

A ocupação do local remonta a 1811 quando as primeiras vilas foram criadas para moradia de funcionários de uma Fábrica de Pólvoras construída por Dom João VI, após desapropriação de um Engenho, que por sua vez acabou gerando resistência na desocupação dos terrenos por moradores e lavradores da propriedade rural.

Anos depois foram instaladas casas para funcionários do então chamado Parque Jardim da Aclimatação, atualmente Jardim Botânico, também fundado pelo monarca.

Em nota, a Polícia Federal informou que apenas atua em apoio ao cumprimento de ordens judiciais, em relação a ações de reintegração de posse.

Edição: Tâmata Freire / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo