Desmatamento no Cerrado tem alta de 35%

Publicado em 15/06/2023 - 14:13 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O desmatamento no Cerrado ultrapassou 118 mil hectares no mês de maio, um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Seria como se o cerrado tivesse perdido uma área quase igual à da cidade do Rio de Janeiro apenas no mês passado, como explica Fernanda Ribeiro, do IPAM, que é o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Tocantins e Maranhão concentram 60% das perdas, de acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado, divulgados nesta quinta-feira (15). O monitoramento é feito mensalmente utilizando imagens de satélites da Agência Espacial Europeia. No Tocantins, o aumento da área desmatada foi de 52%. Já no Maranhão, o estado recordista, o aumento foi de 71%.

Apesar do aumento já esperado para o início do período de seca, o ritmo neste ano é maior que em 2022. Principalmente na região do Matopiba, que também engloba os estados da Bahia e Piauí, conforme alerta Fernanda Ribeiro do IPAM.

A maioria do desmatamento no Cerrado tem ocorrido em “formações savânicas”, que são as áreas com maior variedade desse bioma, que abriga 5% de toda a biodiversidade mundial. As savanas ocupam menos de um terço do Cerrado, mas concentraram 78% da área desmatada diretamente para pasto e para o plantio de soja, segundo a rede colaborativa MapBiomas, formada por ONGs e universidades.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Aline Cordeiro

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo