Mesmo que a meta de desmatamento zero até 2030 não esteja na Declaração de Belém, o Brasil mantém o compromisso. É o que disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que atribuiu a ausência desse ponto, no documento, à falta de consenso.
A declaração foi dada nesta quarta-feira (9), durante o programa Bom dia, Ministra, do Canal Gov, da EBC. Marina Silva ainda comentou a respeito da exploração de petróleo, pela Petrobras, em águas profundas da costa do Amapá. Segundo a ministra, a recusa do Ibama foi técnica e os agentes vão analisar o novo pedido da estatal.
Diretamente de Belém, no Pará, onde participa da Cúpula da Amazônia, a ministra Marina Silva destacou que, nos primeiros sete meses do atual governo, o desmatamento na região reduziu em 42%.
Segundo ela, a curva do desmatamento, no Brasil, é liderada pelo estado do Mato Grosso, o que precisa ser combatido com apoio do governo do estado e do agronegócio.
Além disso, Marina Silva destacou a importância do cerrado, bioma onde subiu o desmatamento.
A ministra também citou a importância da vida dos povos originários, inclusive para a manutenção das florestas em pé. Para ela, é preciso que haja ações de reparação às formas de discriminação e violência. Entre elas, que todos os territórios indígenas sejam demarcados.