Marina Silva: Brasil mantém meta de desmatamento zero até 2030

Publicado em 09/08/2023 - 11:30 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mesmo que a meta de desmatamento zero até 2030 não esteja na Declaração de Belém, o Brasil mantém o compromisso. É o que disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que atribuiu a ausência desse ponto, no documento, à falta de consenso. 

A declaração foi dada nesta quarta-feira (9), durante o programa Bom dia, Ministra, do Canal Gov, da EBC. Marina Silva ainda comentou a respeito da exploração de petróleo, pela Petrobras, em águas profundas da costa do Amapá. Segundo a ministra, a recusa do Ibama foi técnica e os agentes vão analisar o novo pedido da estatal. 

Diretamente de Belém, no Pará, onde participa da Cúpula da Amazônia, a ministra Marina Silva destacou que, nos primeiros sete meses do atual governo, o desmatamento na região reduziu em 42%. 

Segundo ela, a curva do desmatamento, no Brasil, é liderada pelo estado do Mato Grosso, o que precisa ser combatido com apoio do governo do estado e do agronegócio. 

Além disso, Marina Silva destacou a importância do cerrado, bioma onde subiu o desmatamento. 

A ministra também citou a importância da vida dos povos originários, inclusive para a manutenção das florestas em pé. Para ela, é preciso que haja ações de reparação às formas de discriminação e violência. Entre elas, que todos os territórios indígenas sejam demarcados. 

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo