Faltando pouco mais de um mês para a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (16), por telefone, sobre o evento.
Durante a ligação de 30 minutos, Lula deu destaque às mudanças climáticas e mencionou pontos debatidos durante a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará. De acordo com o governo brasileiro, Joe Biden reconheceu as responsabilidades dos países desenvolvidos em apoiar aqueles ainda em desenvolvimento, no combate às mudanças climáticas.
Ao presidente norte-americano, Lula mencionou o novo PAC programa do governo para obras de infraestrutura, que tem espaço pra investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais.
Nos últimos dias, o presidente Lula antecipou que deve anunciar, ao lado de Biden, um programa conjunto para a geração de emprego e trabalho decente. O assunto voltou a ser tratado por ambos, durante a ligação telefônica.
Lula também prestou solidariedade às vítimas dos incêndios no Havaí e aos familiares. Mais de 100 pessoas morreram, e cerca de mil estão desaparecidas. Este é considerado o pior incêndio da história dos Estados Unidos.
Os dois presidentes ainda acertaram mais detalhes sobre os próximos encontros: eles se veem em setembro, na Índia, na cúpula do G-20; e em Nova York na Assembleia da ONU. O presidente brasileiro reforçou o convite para que Biden visite o Brasil, no ano que vem.