Fiocruz Amazônia recomenda máscara em Manaus devido à poluição

Publicado em 12/10/2023 - 13:46 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Fiocruz Amazônia recomendou o uso de máscaras por causa da poluição atmosférica na cidade de Manaus, que entrou em situação de "mobilização" devido à fumaça que cobre a cidade nos últimos dias. De acordo com o epidemiologista Jesem Orellana, existem proteções faciais recomendadas para esse tipo de situação.  

Em alguns bairros, a qualidade do ar é considerada "péssima". E a quantidade de poluentes nesta quinta-feira (12) está cinco vezes maior do que já é considerado "muito ruim" pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. 

Os dados são do monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas. De acordo com a prefeitura de Manaus, a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana. 

Nessa quarta-feira (11), a Polícia Federal prendeu em flagrante dois homens por envolvimento em queimada ilegal perto da capital. Eles foram presos com motosserras, gasolina e fósforos. A PF abriu investigação sobre a causa das queimadas na Região Metropolitana de Manaus. 

No interior do Amazonas, a situação da seca continua preocupante, especialmente no sul do estado. Sessenta cidades estão em alerta ou emergência por causa da estiagem. Apenas duas, em situação de normalidade. Quase 400 mil famílias foram afetadas. 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, as quatro cidades brasileiras com maior quantidade de focos de incêndio no último mês ficam todas na região amazonense entre Manaus e Rondônia. 

Na altura do médio Solimões, o ICMBio já removeu quase todas as 144 carcaças de botos que morreram recentemente no lago Tefé. A estiagem deve atingir o pico nos próximos dias e a quantidade de animais mortos está completamente fora do padrão, como explica Claudia Sacramento, chefe da divisão de emergências. 

Uma plataforma de inteligência artificial, que tem assertividade de 70%, apontou nesta semana que uma área três vezes maior que a cidade de São Paulo está sob médio ou alto risco de desmatamento na Amazônia no ano que vem. Segundo o Imazon, isso equivale à perda de mais mil campos de futebol por dia.  

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Concurso da Caixa terá quatro mil vagas

A previsão é de duas mil vagas para técnicos bancários e as outras duas mil para técnicos da área de tecnologia.

Baixar arquivo
Política

STF retoma julgamento de ações que questionam “sobras eleitorais”

Decisão do Supremo pode fazer sete deputados federais perderem o mandato, além de interferir nas eleições para vereador, ainda neste ano

Baixar arquivo
Política

Pacheco fala em acordo pela desoneração da folha de 17 setores

Presidente do Senado se reuniu com Haddad e Padilha e declarou que o acordo com o governo foi pela retirada da reoneração dos setores da Medida Provisória 1202

Baixar arquivo
Segurança

Apreensão de menores sem ordem judicial volta a ser proibida no Rio 

Em acordo mediado pelo STF, governo do Rio de Janeiro e prefeitura da capital se comprometeram a apresentar em até 60 dias um plano de repressão e abordagem social que não viole os direitos das crianças e dos adolescentes. 

Baixar arquivo
Economia

Setores da economia divulgam manifesto a favor da desoneração da folha

Governo quer aumentar a arrecadação com a reoneração da folha de pagamento. Segundo o ministério da Fazenda, desonerar, como querem os empresários, é deixar de arrecadar R$ 20 bilhões por ano. Para Fernando Haddad, uma saída é reonerar os setores de forma gradativa

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Imigrante Italiano homenageia intensa troca cultural com Brasil

Entre os imigrantes, estavam os trabalhadores nas lavouras, inclusive do café, arquitetos, artistas plásticos, padres, alfaiates, além daqueles que iriam mais tarde ajudar a indústria nacional.

Baixar arquivo