Agropecuária convencional emite 20% dos gases de efeito estufa

Publicado em 29/11/2023 - 08:01 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

As mudanças climáticas têm impactos reais na vida das pessoas. Uma das consequências é a dificuldade no acesso a alimentos quando produção é afetada.

Segundo especialistas, a agricultura convencional contribui para o aquecimento global. E isso impulsiona as mudanças climáticas que geram impactos negativos sobre o próprio cultivo de alimentos.

É o que explica a pesquisadora da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mariane Carvalho Vidal. 

De acordo com a Climate Watch, que reúne dados do clima e das atividades humanas, a agropecuária convencional emite 20% dos gases de efeito estufa.

O agrônomo e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jean Philippe Revillion, explica como isso acontece.

No caso do metano liberado pelo gado, temos que diferenciar os animais confinados, alimentados com ração, dos que vivem no pasto.

Para especialistas em pecuária, na pastagem, o gado libera metano, mas não acrescenta carbono extra à atmosfera.

Isso porque esse carbono do metano entra depois no crescimento do pasto  em um processo chamado de fotossíntese.

É o que explica a especialista em pecuária orgânica e médica veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ângela Escosteguy.

Para Ângela Escosteguy, a pecuária que causa problemas ao meio ambiente é a de confinamento e não a de pastagem.

Segundo o agrônomo Jean Revillion, a emissão crescente dos gases do efeito estufa já impacta a agropecuária.

Estudos da Embrapa apontam que 80% das terras agricultáveis no mundo são cultivadas com poucas espécies vegetais. E isso afeta a resiliência das culturas: a capacidade de adaptação e resistência às mudanças climáticas.

E o impacto nas próximas décadas será na produtividade agrícola, na avaliação da pesquisadora da Embrapa Mariane Vidal.

Para a Embrapa, os eventos climáticos extremos já são responsáveis por 25% a 35% das oscilações dos preços agrícolas.

E, para a ONU, com o crescimento da população, os preços serão mais altos, com escassez de alimentos. Então, é preciso agir.

Mas, como a agropecuária pode ajudar? Isso, você acompanha na próxima reportagem.

 

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo
Cultura

Petrobras Cultural prevê R$ 250 milhões para projetos em todo país

Edital é destinado a projetos que promovam a diversidade, a inclusão e o fomento à economia criativa. Propostas da regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão receber pontuação adicional. Objetivo é contemplar regiões que, historicamente, recebem menos recursos

Baixar arquivo
Internacional

Lula reitera críticas a Israel e a Conselho de Segurança da ONU

Presidente voltou a defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU, que, de acordo com ele, só vai representar o mundo do século 21 quando tiver representantes de países latinos, africanos e em desenvolvimento

Baixar arquivo
Cultura

“Gran Fury: a arte não é bastante” discute crise da Aids nos EUA

Em exposição no Masp - o Museu de Arte de São Paulo, a mostra traz as obras do coletivo de artistas que questionou, publicamente, os dados subnotificados do governo americano, a moralidade de instituições religiosas e a cobertura de uma mídia preconceituosa sobre o HIV/Aids

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil vai formatar políticas para aliança global contra a fome

A proposta da aliança foi discutida nesta semana no G20. O objetivo é oferecer experiências bem-sucedidas de diversos países a outras nações que queiram adaptar e usar essas políticas públicas. O Brasil pode colaborar com a transferência de conhecimento da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, além da experiência com o Bolsa Família

Baixar arquivo
Internacional

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa dois anos no sábado (24)

Mesmo com as sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a economia russa conseguiu crescer 3,6% em 2023, impulsionada pelos gastos militares.

Baixar arquivo