Amazonas decreta situação de emergência em 62 municípios do estado

Fumaça dos incêndios voltou a encobrir o céu de Manaus

Publicado em 02/11/2023 - 19:30 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A crise da estiagem no Amazonas avança e agora os 62 municípios do Estado decretaram situação de emergência por causa da seca histórica deste ano.

De acordo com o último Boletim estadual, nesta quarta (1º), quase 600 mil pessoas foram afetadas pela estiagem.

Neste ano, apenas o Estado do Pará teve mais focos de calor que o Amazonas, onde já foram identificados mais de 18,6 mil focos, sendo cerca de dois terços deles, em áreas federais e da região sul da Amazônia. 

Ao todo, o Amazonas registrou no último mês de outubro mais focos de incêndio que em qualquer outro mês de outubro, desde o início da série histórica feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A seca do Rio Negro, a maior em mais de um século, também está isolando comunidades ribeirinhas. Até escolas chegaram a suspender as aulas no interior do Estado. 1.340 cestas básicas começaram a ser entregues pelo Governo do Amazonas nesta semana para moradores das Reservas de Desenvolvimento Sustentável. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente do estado, Eduardo Taveira, 51 comunidades serão beneficiadas.

Por causa da poluição do ar, a Prefeitura de Manaus está alertando os moradores a usarem máscaras, evitarem exercícios físicos ao ar livre e colocarem vasilhas de água pela casa. 

Nesta quinta-feira (2), a fumaça dos incêndios na região metropolitana voltou a encobrir o céu de Manaus; e, segundo monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas, a qualidade do ar está novamente classificada como "péssima".

Edição: Samia Mendes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Economia

Haddad comemora crescimento do PIB acima do esperado

Segundo ministro, a expectativa do governo é que, em 2024, o crescimento fique em 2,2%. Para ele, o desafio atual é incentivar os investimentos

Baixar arquivo
Justiça

STF julga pagamento de indenizações a vítimas de balas perdidas

Ação teve início com a morte de Vanderlei Conceição de Albuquerque, em 2015, num tiroteio no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. O relator, ministro Edson Fachin, votou pelo pagamento de indenização e de pensão vitalícia aos familiares de Vanderlei

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro, 459 anos: histórias de quem chegou e se apaixonou

No aniversário da Cidade Maravilhosa, conheça histórias de quem não nasceu no Rio de Janeiro, mas se apaixonou pela cidade e faz questão de declarar o seu amor

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas são presas acusadas de comércio ilegal de armas no Rio

A ação é um desdobramento da Operação Jammer que investiga organização criminosa de Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. 

Baixar arquivo
Economia

Economia cresce 2,9% em 2023

Produto Interno Bruto do país somou R$ 10,9 trilhões, maior patamar já alcançado na série histórica, iniciada em 1996. O principal motor do crescimento foi a agropecuária, com expansão recorde de 15,1%

Baixar arquivo
Internacional

Na Celac, Lula propõe moção coletiva contra ações israelenses

Presidente brasileiro voltou a classificar os ataques de Israel ao povo palestino como genocídio.

Baixar arquivo