MPF pede explicações do governo do AM sobre incêndios florestais

Publicado em 10/11/2023 - 12:48 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

O Ministério Público Federal pediu à Justiça que determine ao Estado do Amazonas a apresentação de documentos sobre as ações que o governo estadual vem tomando desde 2019, para enfrentar fenômenos climáticos, queimadas e os incêndios florestais.  

Por vários dias no último mês, uma nuvem de fumaça cobriu a cidade de Manaus; e, segundo a Prefeitura municipal, o fogo teria origem na região metropolitana. Já o governo do estado afirma que parte da fumaça seria consequência da queimada em estados próximos, como o Pará.  

De acordo com o MPF, menos da metade das ações planejadas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas, entre 2020 e 2022, chegaram a ser executadas. 

E os efeitos dessa queimada não afetam apenas o meio ambiente. Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz, o número de crianças internadas com problemas respiratórios dobrou nas áreas mais afetadas pelo fogo na Amazônia. Além disso, o número de mortes infantis por essas doenças cresceu em cinco dos nove estados da Amazônia Legal. 

O governo estadual anunciou nesta sexta-feira (10) que enviou mais 115 toneladas de ajuda humanitária para os municípios da Calha do Juruá, oeste do estado. Ao todo, a Defesa Civil enviou ajuda para todos os municípios amazonenses, totalizando mais de 87 mil cestas básicas. 

Nossa reportagem não conseguiu contato com o governo do Estado do Amazonas para comentar o pedido do Ministério Público.  

 

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo