Eliminação dos combustíveis fósseis ainda em disputa na COP 28

Documento da conferência deve sair da próxima terça-feira

Publicado em 08/12/2023 - 16:16 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A eliminação dos combustíveis fósseis permanece em debate no novo rascunho para acordo do COP 28, que acontece nos Emirados Árabes Unidos. O conteúdo do documento está em negociação entre os países, que devem apresentar a versão final no dia 12, quando acaba a Conferência.

A substituição de combustíveis originados do petróleo é apontada como uma das medidas principais para combater a emissão de gases do efeito estuda.

Entre os vários itens do documento, o tema aparece com cinco opções para o texto final.

Um é a eliminação de combustíveis fósseis alinhada com a melhor ciência disponível; outro é fazer essa eliminação em linha com a melhor ciência, com a recomendação de limitar o aumento de temperatura a 1,5 grau Celsius e os princípios do Acordo de Paris.

Também é sugerida a redução ou eliminação total até a metade do século. Por fim, há a opção de sequer colocar o trecho no acordo final.

Os incentivos aos combustíveis fósseis continuam em negociação em outro item, com duas opções. A primeira é a eliminação de subsídios que não tratem da pobreza energética ou da transição justa; a segunda é não inserir o trecho no acordo.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Empresa responsável por obra em prédio que desabou no RJ é condenada

A Justiça do Rio de Janeiro condenou a empresa Tecnologia Organizacional, a TO Brasil, que fazia obras do Edifício Liberdade quando ele desabou em janeiro de 2012 e deixou 22 mortos, na região central da capital fluminense

Baixar arquivo
Economia

Dívidas renegociadas no Desenrola somam R$ 36,5 bilhões

Mais de 12 milhões de brasileiros já renegociaram com o programa, de acordo com o Ministério da Fazenda. No total, 17 milhões de dívidas foram “desnegativadas”, quitadas ou solucionadas.

Baixar arquivo
Política

Ministro Mauro Vieira rebate críticas de ministro israelense a Lula

Segundo Vieira, uma chancelaria dirigir-se dessa forma a um chefe de Estado de um país amigo é algo insólito e revoltante. E que o chanceler israelense recorre sistematicamente à distorção de declarações e que não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova restrição de saída temporária de presos condenados

A proposta mantém benefício apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior. A matéria ganhou prioridade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após a morte de um policial, em janeiro, por um preso que estava em saída temporária em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Internacional

Príncipe William manifesta preocupação com mortes na Palestina

O herdeiro do trono inglês defendeu ser fundamental que a ajuda humanitária chegue aos que estão em Gaza e que os reféns sejam libertados. William vai visitar uma sinagoga na semana que vem para tratar do aumento do antissemitismo. 

Baixar arquivo
Economia

Petrobras volta a manifestar interesse em dividir gestão da Braskem

As declarações do presidente da Petrobras acontecem um dia antes da primeira reunião de trabalho da CPI que vai investigar os danos ambientais causados pela Braskem em Maceió.

Baixar arquivo