O fim de semana vai ser de chuva forte e até possível queda de granizo. Em São Paulo, o clima segue como nos últimos dias: com chuva e trovoadas. Em vários pontos do país... nada de sol
A previsão do Inmet - o Instituto Nacional de Meteorologia, é de grandes volumes de chuva, temporais e possibilidade de granizo. Caso do Sudeste brasileiro, onde são esperados volumes de até 100 milímetros. Deve seguir chovendo muito na capital paulista e no sul do estado, assim como na Zona da Mata, em Minas Gerais, e na metade sul do estado do Rio de Janeiro.
Os temporais não vão ficar só no Sudeste. São esperados 80 milímetros em parte do Centro-Oeste. Caso de Mato Grosso, que tem alerta para pancadas de chuva intensas e até possibilidade de granizo. Em Brasília, onde não para de chover, a tendência é de pancadas mais intensas.
No Nordeste, a meteorologia aponta para chuvas intensas, raios, rajadas de vento e trovoadas, em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, podendo superar 50 mm. Pode chover ainda no leste da região, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Já nas áreas centrais, como no sertão nordestino, onde o risco de chuva é mínimo.
No Norte do país, o forte calor combinado com alta umidade deve provocar pancadas de chuva que podem ser fortes, com até 80 mm risco de alagamentos. É o caso de Amazonas, Rondônia, Pará, e parte do Amapá e Tocantins. Já no Sul do Brasil, são esperadas pancadas de chuva, embora menos intensas.
Segundo o Inmet, essa frequência de chuvas intensas, ventanias e tempestades no Sudeste está relacionada ao fenômeno climático El Niño.