Cerrado perde 51 mil hectares de vegetação nativa em janeiro

Publicado em 29/02/2024 - 14:23 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A área desmatada do Cerrado, em janeiro, foi a menor em 11 meses. O bioma perdeu 51 mil hectares de vegetação nativa no mês, o equivalente a área de Maceió, capital de Alagoas. Com relação a dezembro de 2023 foi uma queda de 48%. O mesmo não aconteceu em janeiro do ano anterior quando houve um aumento de 10%.

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e foram divulgados nesta quinta-feira (29).

Os números são positivos, mas ainda é cedo para comemorar uma possível tendência de redução do desmatamento no Cerrado, explica a pesquisadora do IPAM e coordenadora do monitoramento, Fernanda Ribeiro. Isso porque a estação de chuvas pode atrapalhar o monitoramento. "Agora ainda está muito cedo. Apesar de que analisando os últimos 11 meses, a gente vê essa tendência de diminuição de fato pra este ano de 2024, ainda é muito cedo. Justamente porque a gente está neste período de estação chuvosa, que pode ser uma questão de detecção".

A região do Matopiba manteve a liderança no desflorestamento do Cerrado. Dos 51 mil hectares derrubados, 33 mil foram na região formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

No Tocantins, líder do ranking em janeiro, foram devastados 10 mil hectares, 40% a mais do que em janeiro de 2023.

Por outro lado, Goiás registrou diminuição. A área desmatada no estado passou de 4,5 mil hectares em janeiro do ano passado para 3,5 mil em 2024.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo