El Niño mantém temperaturas elevadas em abril

Publicado em 01/04/2024 - 14:51 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Como abril é um mês de transição entre os períodos chuvoso e seco na parte central do país, no centro-leste do Pará, Tocantins e em grande parte da Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média.

Mas, o Instituto Nacional de Meteorologia informa que, como as águas do Oceano Pacífico aquecidas, o fenômeno El Niño ainda vai atuar no clima do país neste mês de abril. Isso quer dizer que será um período de escassez de chuva em algumas regiões; e índices acima da média em outras.

Justamente por causa do fenômeno, a temperatura segue acima da média para os 3 estados da Região Sul do país. Mas junto com o calor, estão previstas chuvas acima da média. Segundo o Inmet, não estão descartadas frentes frias e chuvas mais intensas, que podem causar transtornos.

Também estão previstos volumes de chuvas acima da média para o Sudeste e o centro-norte de Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, nas áreas de menor altitude, haverá dias com picos de calor, mas sem as ondas intensas de aumento de temperatura que aconteceram no verão.

No Espírito Santo, onde as fortes chuvas das últimas semanas deixaram 13 municípios em situação de emergência, com mais de 11 mil e seiscentas pessoas desalojadas e ao menos 20 mortos, o mês de abril deve ter indícios pluviométricos menos intensos.

O sistema de previsão do Inmet para o mês de abril indica tendência de chuva acima ou próxima da média na parte oeste da Região Norte, principalmente no sul do Amazonas, Rondônia, sul do Pará e Tocantins.

Para o estado de Roraima, que sofre com a escassez de chuva desde outubro do ano passado, com 14 dos 15 municípios em situação de emergência por causa da seca, a previsão é que os índices pluviométricos comecem a melhorar. Primeiro na parte sul do estado, avançando ao longo de abril para a região norte roraimense. A previsão é que neste mês chova entre 180 e 200 milímetros.

Nas regiões Norte e Nordeste as temperaturas vão ultrapassar os 26ºC em praticamente todos os dias de abril.

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo