UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Publicado em 19/04/2024 - 09:49 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

O trabalho é feito em parceria com a Engie Brasil, segunda maior geradora privada de energia no país, e faz parte do Programa da Agência Nacional de Energia Elétrica e Fundação Euclides da Cunha.

Liderada pela Professora Ana Luiza Albuquerque, a ferramenta oferecerá análises detalhadas, contribuindo para uma maior segurança no planejamento de recursos e gestão de riscos.

Os dados auxiliarão os técnicos da Engie na tomada de decisões relacionadas à produção de energia. Atualmente, o projeto está na etapa final de interpretação das variáveis climáticas regionais.

A professora Ana Luiza também destaca que o projeto é um exemplo de como a colaboração entre universidades e o setor privado pode levar a inovações significativas que têm o potencial de beneficiar toda a sociedade, alavancando a ciência e a tecnologia para enfrentar desafios.

Edição: Vitoria Elizabeth/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo