logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Número de mortos por causa das chuvas no RS sobe para 169

Mais de 600 mil pessoas continuam em abrigos
Baixar
Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional
26/05/2024 - 15:34
Brasília
Porto Alegre (RS) 28/09/2023 – Lago Guaíba sobe mais de 3 metros e transborda em Porto Alegre, cidade teve o inverno mais chuvoso dos últimos 62 anos.
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
© Gustavo Mansur/ Palácio Piratin

Subiu para 169 o número de pessoas que perderam a vida, em decorrência das enchentes e dos estragos causados pelas chuvas, no Rio Grande do Sul. A crise climática já afeta mais de 2,3 milhões gaúchos de 469 cidades.

A atualização é da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que calcula, ainda, mais de 600 mil pessoas em abrigos ou em casas de parentes e conhecidos. 56 vítimas continuam desaparecidas. E neste caso, a Defesa Civil pede que as pessoas verifiquem se seus nomes estão nessa lista, para que sejam retirados.

Em mais de cem escolas do estado, o retorno às aulas foi adiado, por motivos como: impacto aos estudantes, estrutura danificada, ou porque servem de abrigos.  

Na manhã deste domingo, três rios ainda estavam em níveis acima da chamada “cota de inundação”: o Guaíba - em Porto Alegre -, o Rio dos Sinos – em São Leopoldo – e o Gravataí, em Passos das Canoas. Também está acima do nível, a Lagoa dos Patos, em Laranjal.

x