Estado de SP entra em alerta para risco de incêndios

Situação de maior risco fica na região centro-oeste do estado

Publicado em 18/06/2024 - 14:29 Por Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O estado de São Paulo entrou em alerta para incêndio nesta semana. De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil Estadual, a situação mais crítica, de alerta máximo, será na região central e oeste do estado, onde ficam as cidades de Araraquara, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente, a partir de   desta quarta-feira, dia 19.
 
A ferramenta do Mapa de Risco de Incêndio funciona com base de dados meteorológicos para determinar quais são os locais com maiores chances de queimadas. De acordo com os meteorologistas o tempo quente e seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30% deve permanecer até a próxima segunda feira em boa parte do estado.
 
É nesse período do ano que a Defesa Civil também intensifica os esforços para conscientização da população. De acordo com o levantamento da Secretaria do Meio Ambiente, 90% dos 158 incêndios em 2023 tiveram como causa a ação humana. Seja com pessoas queimando lixo, pasto, fazendo fogueiras ou soltando balões nessa época de festas juninas.
 
O Coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de proteção e defesa civil fez o alerta de que soltar balões é crime e causa riscos a toda população.
 
 De acordo com a defesa civil, esse período crítico de estiagem vai até outubro. Para receber alertas sobre riscos de desastres, a defesa civil orienta as pessoas a mandarem SMS para o 40199. 
 

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo